10 dezembro, 2012

PAIN PERDU


Está chegando o Natal e mesmo eu sendo judia, eu curto muito o Natal. Adoro árvore de natal, preparar a ceia. Mas porque? Porquê? Então é Natal !!!!
Outro dia numa das minhas idas a minha loja, na volta não resisti e passei no Guerin, uma boulangerie e entre as coisas que comprei estava um brioche! Sim pão é pão e brioche é brioche! Mas como comprei outras coisas acabei deixando o brioche pra o dia seguinte e claro que perdeu aquela textura que eu tinha vontade de sentir. Ja era domingo a noite e me lembrei vou fazer pain perdu!!! Ah eu amo e tem sabor de saudades de bons momentos! Paris! Entrei num site que adoro, francês lógico e lá estava a receita. Fiz passo a passo e confesso que ficou perfeito !  E há um tempo atrás comprei uma Geléia de Jasmim francesa que comprei por achar chiquérrima, linda e ser francesa. Mas não tinha idéia de quando e muito menos como usá-la. Foi quando olhei para o meu pain perdu e lembrei: vou usar minha geléia.
Sem palavras o que ficou. Postei a foto todo mundo elogiou e aqui vou compartilhar a receita.
Rabanada é feita com pão para rabanada e pan perdu feitos com brioches.

N'est pas la même chose !


PAIN PERDU

Ingredientes

1/2 litro de leite integral
2 ovos inteiros
50 gramas de açúcar
2 colheres de baunilha 
12 fatias de brioches


Modo de Fazer
Num bowl misturar com um fouet  o leite com os ovos e incorporar o açúcar e a baunilha.
Mergulhar delicadamente cada fatia de brioche nesse preparo e por numa travessa enquanto mergulha todas as fatias.
Eu depois de mergulha-las passei em manteiga de cacau em pó que é importada e ai não uso óleo prara fritá-las. Mas como isso é difícil achar no Brasil pode fritar como rabanada que fica igual.






Numa frigideira com o minimo de manteiga ir fritando (selando) as fatias de brioches. 
Depois de fritas e elas ficam sequinhas, diferente de rabanada arruma-las e servi-las polvilhadas de açúcar e ou deixar que cada um escolha o que acompanhar essa delicia: geléias, sorvetes, cremes, açúcar e canela .... 


Eu como falei, usei uma Geléia de Jasmim que é um luxo. Não posso explicar a delicadeza do sabor. Mas eu costumo comer no restaurante do Pascal Jolly que é um chefe francês que adoro, com sorvete de framboesa que vem dentro de uma cestinha de caramelo e confesso que é uma combinação perfeita.

E não esqueça:

"Qui est né pour porter un toast français, jamais pain perdu! voi lá ! "




Nenhum comentário:

Postar um comentário